quinta-feira, 27 de agosto de 2009

"Na natureza selvagem..."


Na primeira aula de Sociologia após as férias escolares, no dia 05/08/09, meu professor passou para nossa sala um filme introdutório ao assunto que íamos estudar durante este 2º semestre de 2009. O filme chamava-se "Na natureza selvagem..."; recomendo a todos. Aqui vai o link do trailer: http://www.intothewild.com/Bom, resolvi elaborar algumas questões para ver meu nível de entendimento acerca do filme. Aí vão elas e minha reflexão:


1)Qual o sentimento que leva o protagonista a sair andando pelo mundo? Qual o motivo? Qual o objetivo?

O desejo de liberdade do eu interior gera uma revolta, uma angústia na personagem que o leva a sair andando pelo mundo. Muitas coisas concorreram para esta decisão:

  • uma vida baseada em relações artificiais, impessoais e superficiais onde o real significado dos contatos sociais reduz-se aos papéis sociais formais e às funções profissionais;

  • a falta de união em sua família;

  • o consumismo extremo dos pais;

  • a supervalorização da luta por um status "quo" nesta sociedade tão complexamente estruturada.

Seu objetivo com tudo isso era fugir à massificação e à alienação sociais.

2)De acordo com a Sociologia somos animais sociáveis. Qual a crítica do filme à sociedade?
O ser humano é um ser sociável pois só adquirimos características realmente humanas através de relações sociais com outros seres humanos da nossa espécie. Isso só ocorre quando somos inseridos numa sociedade e assimilamos todas as regras, costumes e valores de seus indivíduos. E é neste ponto que podemos encontrar a crítica do filme, pois tentando descobrir a verdadeira condição humana e o sentido de sua existência, o protagonista foge do "seu mundo" e sai andando por aí, à procura do isolamento, fugindo da alienação e da massificação as quais a sociedade está acometida.

Bom, é isso aí! Abraço!

2 comentários:

  1. Ei Isabel,
    parabéns, mto massa o blog.
    Perfeito esse filme.

    Abraços

    ps:Minha namorada estuda contigo (Natália Serrano)
    :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Breno! Natália é uma garota adorável,parabéns pela escolha da namorada! Sejam sempre felizes!

    ResponderExcluir