quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Estamos todos vestidos!


Estamos todos vestidos!


Será a nudez apenas a condição primordial dos seres humanos? Não! A nudez, conotativamente, representa a essência das pessoas, o que engloba não só o caráter como também todo o modo de ser, de agir, os valores e o jeito crítico como encara as situações do cotidiano. Infelizmente, não podemos ser verdadeiramente "nus". Por quê?


Vivemos numa aldeia global, onde os meios de comunicação em massa atingem um grande contigente populacional de forma mais rápida e com maior alcance. Infelizmente, essa influência não se faz de forma positiva pois tem o onjetivo de homogeneizar e padronizar todos os gostos, anseios e atitudes da população.


Adorno e Horkheimer, dois filósofos da Escola de Frankfurt que estudaram essa força coercitiva dos meios de comunicação sobre a consciência das pessoas, eram bastante pessimistas com relação à superação dessa vida controloda pela mídia. Acreditavam que o poder de crítica perante o grande contigente de informações, que recebemos diariamente, está sabotado.


Caminhamos para uma sociedade de descerebrados que só sabem seguir as regras ditadas pela mídia e as têm como a única maneira correta de vida. Assim, podemos fazer uma relação direta entre "nudez" e consciência do "eu" e outra relação entre vestimentas, padronização do "eu" e falsa civilidade. Estamos todos alienados! Portanto, estamos todos realmente vestidos!



P.S.: Esta foi a minha dissertação para o concurso do COLUNI 2010. Peço a Deus que ilumine a banca de corretores para que a considere uma boa redação e atribuam a nota 15, pois estou precisando desta nota para ter uma boa classificação nas vagas! Obrigada Senhor Deus, por me inspirar!

4 comentários:

  1. Nossa, Isabel!! Adorno e Horkheimer?!! Adorei!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Gabrielle! Vindo de você, esse comentário foi muito gratificante e motivador! Obrigada! Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a redação perfeita... nem parece que foi feita por um zigoto..... vi que gosta de filosofia, então use e abuse do Daniel ( professos do coluni). Muito gente boa ele.... use e abuse do coluni viu.


    (ainda acho que você vai reconstruir o grêmio ein)

    ResponderExcluir
  4. Aaah, Marcio! Vou me esforçar para aproveitar o máximo que eu puder! Muito obrigada pelo apoio! Sucesso!

    ResponderExcluir